domingo, 24 de abril de 2011

Praça/Mercado e Casa Mortuária: precisa-se no Bairro da Boavista


No dia 20 de Abril, no contexto do orçamento participativo da Câmara Municipal de Lisboa, houve uma sessão localizada para um segmento específico, que decorreu no Salão Paroquial do Bairro da Boavista, pelas 21 horas.

Uma sala cheia de moradores, com ideias e espírito construtivo foi o que a equipa do orçamento participativo encontrou, quando passou as portas do salão.




Durante uma hora e meia, em cada mesa, discutiram-se ideias para o Bairro. Das mais de 40 propostas, destacam-se um mercado/praça para o Bairro da Boavista, um centro de saúde ou um a casa mortuária.





Acompanharam os moradores a Vereadora da C. M. de Lisboa, Dr.ª Graça Fonseca, a Vogal da Junta Freguesia de Benfica, Dr.ª Teresa Santo Cristo e o Dr. Sérgio Cintra, pela Administração da Gebalis.  

Quase nos atrevemos a dizer que só não houve mais propostas nem participantes, porque à mesma hora desta Assembleia Participativa Localizada decorria o jogo de futebol Benfica - FC Porto.

Assembleia Participativa - OP no Bairro da Boavista, dia 20 às 21h00

"O Orçamento Participativo de Lisboa é um instrumento que dá aos cidadãos o poder de decidirem sobre que projectos concretizar em Lisboa com uma verba de 5 milhões de euros do orçamento anual da Câmara Municipal de Lisboa. Este é um Orçamento verdadeiramente Participativo. São os cidadãos que propõem e que decidem, através do seu voto, os projectos a concretizar.
À semelhança do ano passado, também este ano vamos promover 
Assembleias Participativas na Cidade para que todos possam apresentar propostas para Lisboa."**
** Texto in website "Lisboa Participa"




Direitos de autor da imagem: Câmara Municipal de Lisboa 
No âmbito da 4ª edição do Orçamento Participativo (OP), vai realizar-se, no próximo dia 20 de Abril (4ª feira), às 21h00, no Salão Paroquial da Igreja São José no Bairro da Boavista uma Assembleia Participativa, onde os cidadãos poderão apresentar as suas propostas ao OP.

Noções Básicas de Informática no Bairro da Boavista - Inscreve-te Já



A INETESE – Associação para o Ensino e Formação, a Junta Freguesia de Benfica e a Associação Recreativa de Moradores e Amigos do Bairro da Boavista vão iniciar o curso Noções Básicas de Informática no Bairro da Boavista.

Este curso decorrerá no espaço CID – Centro Inclusão Digital, do Projecto Ser Maior (Programa Escolhas), com 16 formandos e tem uma duração de 50 horas (3h por dia). Cada formando tem um subsídio de alimentação de 4.27€ por dia.

Quem sãos os destinatários do curso:

- Moradores do Bairro da Boavista;
- Com idade ou superior a 18 anos;
- Empregados ou Desempregados;

Os interessados para esta formação devem fazer o seguinte:

Dirigir-se ao Gabinete do GIP – Gabinete de Inserção Profissional do Bairro da Boavista, entre 9h30 e as 16h30. Este gabinete está situado nas instalações da delegação da Junta Freguesia de Benfica e tem como responsável a Dra. Vera. Depois de feita a inscrição junto deste gabinete, proceder-se-á à selecção dos candidatos para a formação.

Apresentação do Novo Regulamento Habitação - Em Discussão pública



Helena Roseta, Vereador da Habitação convidou todas Associação de Moradores e dos Bairro Sociais e outras que estão inseridas nos Bairros e Zonas Intervenção Proprietária. Antes de divulgar aos principais interessados (os inquilinos municipais), iniciou a apresentação dos novos regulamentos da habitação municipal, as Associações que representam os moradores. Sob o lema "Casas Para Quem Precisa", queremos regras claras.

Os 5 regulamentos que estão em Discussão Pública até 31 de Maio de 2011.
 

conselho municipal de habitação terá como funções fazer circular informação entre os parceiros sociais com actuação no sector contribuir para a definição de políticas habitacionais, promover debates e emitir recomendações sobre projectos.
Pretende-se com também com estes regulamentos,  prevenir a ocupação abusiva das habitações, desincentivar eventuais infractores que prejudiquem o município e instituir que os ocupantes que violem regras de conduta sejam desocupados.
A criação do provedor visa garantir e promover a defesa dos direitos e interesses dos inquilinos perante os órgãos, serviços e empresas do município.  
Todos os documentos estão em discussão pública até 31 de Maio para regressarem à câmara e serem depois apreciados na assembleia municipal.

Em anexo publicação em Boletim Municipal

Vereador Manuel Brito visitou o Bairro da Boavista



Manuel Brito, Vereador do Desporto e da Educação da Câmara Municipal de Lisboa, visitou hoje, 14 de Abril o Bairro da Boavista. Esta visita surgiu a convite da Associação Recreativa de Moradores e Amigos do Bairro da Boavista (ARMABB).

Na visita, foi acompanhado pelos membros da ARMABB, pela Dr.ª Inês Drummond, Presidente da Junta Freguesia de Benfica, pela Dr.ª Helena Correia, Administradora da Gebalis, bem como por alguns membros da sua equipa de Vereação.


Foram visitados 4 equipamentos: as futuras instalações do Clube Social e Desportivo do Bairro da Boavista (o Social); a actual sede do Social; a nova sede do Clube Desportivo de Lisboa e Águias (o Águias); a Escola nº 125 – Arq.º Gonçalo Ribeiro Telles.


Quanto às futuras instalações do “Social”, prevê-se que haja obras de reabilitação da mesma, uma vez que o espaço está vandalizado, desde vidros a quadros eléctricos, etc. Já no que se refere às actuais (novas instalações) do Águias, os melhoramentos eram bem notórios, detectando-se, porém, alguns problemas de infiltrações de águas.


  
Como último ponto do programa, o Vereador visitou a Escola Básica Nº 125 (Escola Arq.º Gonçalo Ribeiro Telles), onde também tinham sido detectados alguns problemas de infiltrações, devido ao mau estado da cobertura. A este respeito, todavia, o Vereador adiantou que, em Agosto, a escola sofreará uma intervenção na cobertura que será toda ela substituída.


Recorde-se que, no ano passado, nesta mesma Escola se tinha apostado no projecto “Orquestra Geração CAF” e na sala de apoio aos alunos com deficiência.

Alienação de Fogos Municipais - Bairro da Boavista


A Câmara Municipal de Lisboa, através do pelouro da Habitação (Direcção Municipal de Habitação) e do Património (Departamento do Património Imobiliário), irá colocar cerca de 2141 fracções para alienação em 2011 (incluindo o Bairro da Boavista).

O Bairro da Boavista é um Bairro que se caracteriza por ter habitações de variado tipo de construção. Existem no Bairro quatro (4) lotes antigos que não têm ónus. Após a demolição das casas de luzalite (casas desmontáveis), foram construídos lotes de novos prédios, através de dois programas de especiais de realojamento, o PIMP e o PER.

Assim, no segundo semestre de 2011, serão preparados 320 processos de alienação, que correspondem às construções mais antigas e sem ónus.

Serão abrangidos os seguintes lotes:

- A, B, C e D (Rua das Acácias);
- 1, 3, 4, 6, 7e 9 (Rua das Buganvílias);
- 2, 2 A, 5, 5 A, 8 e 8 A (Rua Rainha Dona Catarina);
- 13, 15, e 17 (Rua Rainha Dona Catarina);
- 11 (Rua das Magnólias).

Todos os titulares dos lotes acima referidos irão receber, em casa, uma carta a informar da venda da casa e da respectiva quantia.

Abate das Árvores no Bairro da Boavista


Na passada Quarta-feira, 30 de Março, houve uma Sessão Pública da Câmara Municipal de Lisboa, que decorreu nos Paços do Concelho. 

A Associação Recreativa de Moradores e Amigos do Bairro da Boavista esteve presente e levou a essa sessão alguns dos muitos problemas do Bairro da Boavista e da sua população.

Um dos problemas durante a semana de  2  a 5 de Abril ficou resolvido. A Câmara Municipal de Lisboa resolveu podar várias árvores do Bairro; já ficou concluído o serviço na Rua Rainha D. Maria I; Rua Rainha Dona Brites; Largo da Igreja e na Rua das Magnólias. 

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Sessão Pública - 9 de Abril Pelas 16 horas


Convite para Sessão Pública
       
A Direcção da Associação Recreativa de Moradores e Amigos do Bairro da Boavista vem, por este meio, convidar a POPULAÇÃO DO BAIRRO DA BOAVISTA a participar na sessão pública a realizar na sede da Associação de Reformados do Bairro da Boavista, no próximo dia 9 de Abril, pelas 16 horas.

Ordem de trabalhos:

1 – Eleição dos Corpos Sociais da ARMA – Associação Recreativa de Moradores e Amigos do Bairro da Boavista.
2 – Esclarecimentos de dúvidas ou questões.


Pel’O Director

Joaquim Sousa Pinto